Gostaria de compartilhar a minha alegria em conhecer o trabalho do Instituto EntreSer. Estava muito desanimada procurando vários tratamentos para ter uma saúde melhor. Já conhecia os benefícios da nutrição Ayurvédica há muitos anos atrás e foi o ano que fiquei mais saudável na minha vida.
Na passagem de ano, nas minhas meditações, me veio novamente a Nutrição Ayurvédica. Foi aí que procurei o Instituto EntreSer e tive um resultado surpreendente em 15 dias de tratamento. Havia feito alguns exames em novembro de 2018. O colesterol e alguns outros estavam bastante alterados. Depois do diagnóstico, fiz o programa de desintoxicação e logo depois refiz os meus exames e para a minha surpresa, todos ficaram dentro do esperado, como há muitos anos não acontecia.
Como não encantar com a Nutrição e Medicina Ayurvédica?
Agradeço ter conhecido o trabalho de vocês que é feito com muita competência e dedicação. A Débora especialmente, por ter feito uma transformação na minha saúde.
Abraços,
Vânia Pirri

Vânia Pirri
Educadora
Não me lembro da primeira tentativa de meditar, mas me lembro que foi uma busca por amenizar os diversos conflitos internos que já haviam, inclusive, me levado a estados de ansiedade e depressão. Questões que passavam por sonhos pessoais, por escolha profissional e por relações afetivas me impulsionaram a ir atrás não apenas de respostas, mas de experiências que pudessem acalmar e ao mesmo tempo motivar minhas atitudes diante dessas demandas. A meditação foi aos poucos se tornando fundamental nesse processo. O curso com o Marcus e a Débora se alinhou às necessidades de compreensão, de aprofundamento e de entrega à sua prática, sem complicações. As aulas foram fundamentais para organizar as ideias que eu já tinha buscado de forma aleatória e, ao mesmo tempo, abraçar os conhecimentos passados por eles. A experiência de cada um, as leituras indicadas e as técnicas abordadas, além do conteúdo teórico proposto, contribuíram grandemente para responder as inquietações internas e transformar meu modo de lidar com questões práticas. Para além dos seus benefícios, a meditação modificou a minha postura diante da vida. O ser, que pra mim sempre foi verbo acompanhado do fazer e do ter, ganhou novo significado e foi substantivado na minha própria existência. Esse ser consegue, então, distinguir, aceitar e integrar o que lhe pertence, e o que é ilusão aprende, cotidianamente, a abrir mão. Assim, em amor, sigo me relacionando com meu Eu e com o Todo em tudo o que faço e em tudo o que tenho ciente da condição passageira de todas as coisas.

Karen Lourenço
Arquiteta e Urbanista, 37 anos
A depressão quase me venceu. Sei que ainda há um estigma muito grande em relação a essa doença, mas decidi falar abertamente sobre minha experiência de foro íntimo por considerar que isso pode contribuir para pessoas que, como eu, passaram por dias extremamente difíceis e desesperadores. Cheguei à consulta com a terapeuta ayurvédica com poucas esperanças, mas com o desejo de que pudesse encontrar a solução para a tormenta e sofrimento que estava vivendo há muitos anos. Posso dizer que a primeira fase do tratamento, a desintoxicação, foi fundamental para uma mudança drástica na minha saúde. Em apenas 10 dias recuperei a sensação de bem estar, leveza e energia perdida há anos. Não quero dizer com isso que foi fácil seguir as recomendações e lidar com as reações biológicas e psicológicas do processo, mas foi muito recompensador. Vi na prática a concretização do provérbio ayurvédico que diz que “sem uma boa alimentação nenhum remédio faz efeito, com uma boa alimentação nenhum remédio é necessário”. Como minha mente passou a funcionar melhor, tive mais clareza para lidar com as questões do dia a dia. O Ayurveda não foi o único responsável por minha melhora, mas definitivamente foi o desencadeador do processo. Em suma, o Ayurveda superou todas as minhas expectativas e, por ter me encontrado e me reestabelecido, decidi seguir seus princípios para o resto da vida. Graças a esses conhecimentos de cuidados integrais, peguei muitos atalhos e pude ir direto aos pontos que precisavam ser tratados. Posso dizer que uma revolução aconteceu na minha vida. Enfatizei a depressão neste relato, mas outras queixas também foram resolvidas. Senti que minha vida recomeçou com o Ayurvêda e não foi um recomeço qualquer: eu literalmente despertei para uma vida mais consciente, harmoniosa, profunda e feliz. Por fim, meu agradecimento especial à excelente terapeuta Débora, que soube conduzir o processo com muita maestria.

Wellington Lima
Administrador, 43 anos
Como quem se dirige a um desconhecido para pedir informação, foi casualmente que me deparei com o Instituto EntreSer. E aquele desconhecido, de imediato, se tornou um amigo querido, propiciador de equilíbrio, bem estar e paz de espírito, tudo o que se espera da verdadeira amizade. Essa imagem bem retrata a minha aproximação e os benefícios para minha saúde psicossomática advindos a partir da experimentação das terapias oferecidas no Instituto EntreSer. Primeiro foi o tratamento Ayurvédico orietando pela Débora em 2016, associado com as massoterapias (Shirodhara, Abhyanga e Swedana). Em seguida, dei início à prática de yoga com o Marcus para culminar com o curso de iniciação à meditação que frequentei ministrado pelos dois. Para além da transformação que experimentei ao longos dos últimos dois anos, me encantou e me conquistou a dedicação, a seriedade, a erudição, e não menos importante, a simpatia, que emana dos dois estudiosos da mente e da alma humanas.

Hélio Macedo
Servidor público federal - 52 anos.
Quando decidi parar de comer carne, procurei a medicina tradicional, mas não obtive a orientação que esperava. Foi quando tive contato com o Instituto EntreSer e me interessei pela Alimentação Ayurvédica. A orientação que tive foi além das minhas expectativas, principalmente porque me conscientizou sobre a minha responsabilidade no processo de transformação pela alimentação e pelas boas práticas da vida cotidiana. Isso quer dizer que não basta esperar resultados com uma dieta, mas produzir a mudança no dia a dia. A iniciação ao Yoga e à meditação também foram fundamentais para uma transformação mais profunda no meu estilo de vida. Aprender a respirar e a ter gratidão pela experiência milagrosa da vida mudou minha perspectiva diante do mundo.

Fátima Rossi
Professora - PUC Minas
Iniciei o tratamento ayurveda faz pouco tempo e já estou sentindo os efeitos em minha vida. É interessante como a boa alimentação vem provocando alterações sutis, mas perceptíveis, inclusive em relação à minha clareza de raciocínio. Vou então ter a liberdade aqui de contar uma das coisas que aconteceu comigo. Estou fazendo faculdade à noite, e, ao mesmo tempo, estou com muitas demandas no serviço, o que vinha fazendo com que eu chegasse todos os dias muito atrasada nas aulas, perdendo grande parte das explicações dos professores. No dia da prova estava com muito receio, por que tinha estudado muito pouco. Mas, surpreendentemente, eu me saí muito bem, porque, mesmo não estando com o conteúdo na ponta da língua, consegui raciocinar com mais clareza durante a resolução das questões, o que me levou a perceber mais facilmente as respostas corretas. Além disso, quanto ao efeito da ayurveda em outros aspectos de minha vida, acabei por ver na prática que, quando estamos com o organismo mais livre das toxinas, ficamos com a mente mais livre para, por exemplo, fazermos escolhas mais positivas na vida, nos relacionarmos melhor com as pessoas e exercermos mais compreensão em relação ao outro. Percebi, enfim, que a ayurveda nos possibilita uma melhor integração com os desafios e com as pessoas que estão ao nosso redor. A terapeuta ayurvedica que me atendeu, Débora Nogueira, um amor de pessoa, foi importante mediadora desse processo, muito competente e sensível para me perceber e sempre à disposição para me atender e orientar na minha busca de uma vida mais integral em relação ao corpo, mente e espírito. Só tenho que agradecer!

Adriana Rachid
Servidora Pública